29 de Outubro

O sucesso "presunçoso" pode tornar-se um retrocesso

Reflexão do Dia

Praticamente, todos nós sofremos o defeito de orgulho quando procurámos ajuda através do Programa dos Doze Passos e da Irmandade dos jogadores compulsivos que estavam a recuperar e que realmente compreendiam o que sentíamos e onde estávamos. Aprendemos sobre as nossas fraquezas – e de orgulho, em particular - e começamos a substituir a satisfação pessoal por gratidão pelo milagre da nossa recuperação, gratidão pelo privilégio de trabalharmos juntos, e gratidão pela graça de Deus, que nos permitiu transformar a catástrofe em crescimento e bons presságios.

Comecei a perceber que "o orgulho é para o caráter, como o sótão é para a casa, a parte mais alta, mas geralmente a mais vazia?"

Hoje eu peço:

Que o meu Poder Superior me diga se estou a dar "caneladas" no meu orgulho. Felizmente, o Programa de Jogadores Anónimos tem o seu próprio teste de falhas como este – uma visão mais clara do grupo que vê em mim o que às vezes não consigo ver em mim mesmo. Que eu saiba que qualquer tipo de sucesso sempre me subiu à cabeça e que devo estar atento e ciente disso quando começar a reconstruir a minha confiança.

Hoje vou lembrar-me:

O sucesso "presunçoso" pode tornar-se um retrocesso.