FAQ

1. O que é o jogo compulsivo?

O jogo compulsivo é uma doença, progressiva por natureza, que não pode ser curada, mas pode ser detida. Antes de se juntarem a Jogadores Anónimos, muitos jogadores compulsivos consideravam-se moralmente fracos, ou achavam simplesmente que "não prestavam". A visão de Jogadores Anónimos defende que os jogadores compulsivos são pessoas que têm uma doença, da qual se podem recuperar se derem o melhor de si para seguir um programa que provou ser um sucesso para milhares de outras pessoas com problemas com o jogo compulsivo.

2. Qual a primeira coisa que o jogador deve fazer para parar de jogar?

O Jogador Compulsivo deve estar disposto a aceitar o facto de que está sob o domínio de uma doença e querer ficar bem. A nossa experiência tem demonstrado que o programa de Jogadores Anónimos funciona sempre para quem tem o desejo de parar de jogar e está determinado em seguir os passos sugeridos.

3. O jogo compulsivo não é basicamente um problema financeiro?

Não, o jogo compulsivo é um problema emocional. Não obstante os problemas financeiros, o Jogador Compulsivo também tem de enfrentar problemas legais, laborais e matrimoniais. Cedo descobre que perdeu amigos e que é rejeitado por familiares. Entre as sérias dificuldades que aparecem, os problemas financeiros parecem ser os mais simples de resolver. O problema mais difícil e demorado que terá de enfrentar é conseguir efetuar uma mudança de carácter nele próprio. A maioria dos membros de Jogadores Anónimos considera isso como o seu maior desafio, devendo ser trabalhado imediata e continuadamente ao longo de toda a sua vida.

4. Por que razão é que o Jogador Compulsivo não pode simplesmente usar a sua força de vontade para parar de jogar?

Jogadores Anónimos é uma Irmandade que acredita que a maioria das pessoas, se forem honestas, reconhecerão a sua impotência para solucionar certos problemas. Quando se trata do jogo, o Jogador Compulsivo apesar de ser capaz de se abster de jogar durante longos períodos, tende a sucumbir ao jogo em virtude de um número de circunstâncias específicas. Começa a jogar sem pensar nas consequências.

5. Jogadores Anónimos é uma sociedade religiosa?

Não. Jogadores Anónimos é composto por pessoas de muitas crenças religiosas e também de agnósticos e ateus. Para fazer parte de JA não se requer qualquer crença religiosa como condição. Como tal, a Irmandade não pode ser descrita como uma sociedade religiosa.