28 de Setembro

Dar faz parte do Ser

Reflexão do Dia

Agora que estamos livres da nossa compulsão ao jogo, e vivendo um dia de cada vez, podemos começar a parar de fazer exigências irracionais àqueles que amamos. Podemos mostrar gentileza onde não tínhamos mostrado nenhuma; podemos encontrar tempo e iniciativa para sermos atenciosos, ter consideração e compaixão pelos outros. Mesmo com as pessoas de que não gostamos, podemos pelo menos tentar ser educados e, por vezes, literalmente fazer o que não costumamos fazer, para os passar a entender e até ajudá-los.

Só por hoje, tentarei compreender, em vez de ser compreendido, ser educado e respeitoso com todas as pessoas com quem contactei?

Hoje eu peço:

Que eu nunca me esqueça da minha velha maneira de ser, como uma esponja que sugava toda e qualquer gota de afeto e atenção que a minha família ou amigos me podiam dar, até estarem completamente secas. Que eu aprenda a dar, em vez de ser um eterno tomador. Que eu saiba praticar a oferta de interesse, bondade, consideração e compaixão até que a sensibilidade aos outros se torne uma segunda natureza para mim.

Hoje vou lembrar-me:

Dar faz parte do Ser.