10 de Julho

Os Passos são uma estrada, não um lugar de descanso 

Reflexão do Dia

O Programa de Jogadores Anónimos é uma estrada, não um local de descanso. Antes de chegarmos a este Programa – e para alguns de nós muitas vezes, já depois de chegarmos – a maioria procurou respostas para os problemas da vida na religião, na filosofia, na psicologia e nas teorias de autocontrolo e de crescimento pessoal. Geralmente, as nossas explorações visavam objetivos que eram exatamente o que queríamos: liberdade, calma, confiança e alegria. Mas raramente ofereciam qualquer método prático de como lá chegar – como acabaríamos com a tristeza do desespero em que nos encontrávamos para chegar onde queríamos estar.

Será que acredito realmente que através dos Doze Passos posso encontrar tudo o que preciso e tudo o que realmente anseio?

Hoje eu peço:

Possa eu entender que, ao atravessar os 12 Passos, não me encontrarei numa superfície plana, pois a vida não é um terreno plano, mas uma ladeira muito íngreme. Esta subida dos Passos são etapas que têm de ser tomadas repetidamente e lembradas. Que eu me certifique de que quando me familiarizar completamente com eles, levar-me-ão para onde eu quiser ir.

Hoje vou lembrar-me:

Os Passos são uma estrada, não um lugar de descanso.